Veteranos do SVB na Suíça





A diáspora portuguesa espalhada pelo mundo, ao seu melhor nível, representada exemplarmente do que é ser português. Foi isto mesmo que senti, um orgulho enorme na minha pátria e dos que longe dela nos dão lições de vida e de patriotismo.

Os filhos da minha pátria, que estão naquele cantinho na Suíça, são um motivo de satisfação e regozijo para todos quantos puderam participar neste cinco dias fabulosos.

“Aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando”, era assim que Camões se referia aos portugueses que deram novos mundos ao mundo, pessoas jamais esquecidas e sempre lembradas pela sua coragem, abnegação e patriotismo, foi também isto que senti com aquelas pessoas, jamais as esquecerei. São também eles, tudo o que nos faz diferentes dos outros povos, genuínos, emocionais, divertidos, saudosos e felizes. É assim a alma portuguesa.

A nossa Mariza, num dos seus fados diz que, “as coisas vulgares que há na vida não deixam saudades, só as lembranças que doem ou fazem sorrir. Há gente que fica na história da gente e outras de quem nem o nome lembramos ouvir”. As pessoas que nos receberam, são algo que nos deixa saudades, que nos fazem sorrir e que ficaram na história da gente…

Nesta viagem tinha vários motivos para ir, desde logo familiares, até porque entre tanta gente de família, um é o meu irmão e por isso desde o primeiro momento que teria de estar presente. Mas em boa hora o fiz, aprendi que o valor do meu país, é muito mais do que alguns pensam. Que a distância pode trazer saudade, mas também traz patriotismo, orgulho de ser português, união e amor a um lugar.

Muito obrigado pela forma como fomos recebidos e como formos tratados, tenho que cá para mim, que se Deus vier à terra visitar algum povo, vai gostar de ser recebido e tratado exactamente da forma como nós fomos…



Zé Chaves
(Secção de Veteranos do SVB)

Comentários