Como nasceu o Sport Viseu e Benfica






Em 1924, existiam em Viseu vários clubes, entre eles, o “Grupo União de Futebol” e o Sport Ribeira Viriato.
Nesse ano, a cidade de Aveiro organizou uma excursão a Viseu que era composta por todas as entidades distritais, incluindo um grupo cénico, mas os Galitos também quiseram fazer parte da caravana e mostraram-se interessados em realizar nesta cidade um encontro de futebol com uma selecção de Viseu. Para esse efeito dirigiram-se ao Presidente da Comissão de Turismo Viseense de então, o Capitão Almeida Moreira.
Esta importante figura viseense convidou então Edmundo de Oliveira, que pertencia ao “Grupo União de Futebol”, a formar a selecção que iria defrontar Aveiro. Na sequência deste convite Edmundo de Oliveira combinou com o capitão do “Sport Ribeira Viriato”, Abel Leonídio, para em conjunto constituírem o grupo com os melhores jogadores dos dois clubes, e começaram a treinar todos os dias.
Certo dia, ao chegarem ao balneário, os atletas foram informados pela mulher que tratava da lavagem dos equipamentos e da limpeza dos balneários, que tinha recebido ordens da Direcção do União para não abrir a porta do balneário. Ao chegarem ao local do treino, Abel Leonídio, capitão do Viriato, informou os seus colegas do União que quando foi buscar a bola, também tinham dado ordens para não a entregar.
Os atletas dirigiram-se ao antigo “Café Avenida”, onde debateram o assunto e, nessa altura, o Alferes António Carlos, que fazia parte da selecção, disse o seguinte: “…só temos um caminho a seguir, é fundarmos um novo clube…”
Decidida esta pequena revolução, debateu-se que nome se deveria dar ao novo Clube, e foi então que Edmundo de Oliveira sugeriu que fosse aberta em Viseu uma filial do Benfica. Esta sugestão tinha razão de ser, pois assim, o novo clube teria equipamentos novos dados pelo Benfica, e além disso teria um auxílio sempre que tivesse dificuldades. Estando todos os elementos de acordo, resolveu-se fundar em Viseu, mais uma filial do Benfica.
Foi assim que nasceu o Sport Viseu e Benfica.


Comentários