Como nasceu o Viseu e Benfica

Como nasceu o Viseu e Benfica
por Edmundo de Oliveira


Foi em 1 de Agosto de 1924! Há, pois, quase 85* anos!
Nessa altura jogava eu no Grupo União de Futebol que tinha uma boa equipa e que durante anos não perdeu um único jogo. Nesse ano de 1924, Aveiro organizou uma excursão oficial a Viseu que veio integrada de todas as entidades distritais, incluindo um belo grupo cénico, mas os Galitos também quiseram fazer parte da caravana e mostraram-se interessados em realizar nesta cidade um encontro de futebol com uma selecção de Viseu. Para esse efeito dirigiram-se ao presidente da Comissão de Turismo Viseense, o sempre saudoso amigo da nossa cidade e que sempre se mostrava interessado por tudo quanto lhe dizia respeito – o capitão Almeida Moreira. A fim de satisfazer a pretensão dos aveirenses, o Sr. Capitão Moreira convidou-me a levar a cabo a formação do grupo que os havia de enfrentar. Aceitei o convite.
Assente isto, procurei o Capitão do Viriato, Abel Leonídio que se colocou inteiramente ao meu dispor. Assim, assentámos em constituir o grupo com os melhores jogadores dos dois grupos, e começamos a treinar todos os dias, para estarmos em condições de fazermos frente ao nosso adversário, sem receio algum.
Decorriam os treinos normalmente, sendo a bola fornecida pelo Viriato e o equipamento pelo União, e era este o grupo com os melhores jogadores que até tinha banho com chuveiro. Tudo corria muito bem, quando um dia ao chegarmos ao balneário, foi-nos dito pela mulher que tomava conta da lavagem dos equipamentos e da limpeza do balneário, que tinha recebido da direcção ordem de não abrir a porta do balneário. No mesmo momento, apareceram os jogadores do Viriato e o Abel Leonídio disse-me que quando foi para ir buscar a bola, também lá tinham dado ordem para não a entregar. Devo dizer que tudo quanto estava a fazer, era do inteiro conhecimento das Direcções dos respectivos grupo.
Em face do que nos surgiu, não dando as Direcções dos dois Clubes satisfação alguma ao que estava a acontecer, e mandando por uma criada dizer aos capitães dos dois clubes, que não tínhamos ordem de entrar no balneário e a negação da bola por outra parte, levou-nos à conclusão de que alguma coisa havia contra nós.
Assim dirigimo-nos ao café Avenida, onde ventilamos o assunto que estava a acontecer e, nessa altura, o Alferes António Carlos, que fazia parte da nossa selecção, dirigindo-se a todos nós, disse o seguinte: - “Só temos um caminho a seguir, é fundarmos um novo Clube”.
Assente esta revolução, pensou-se que nome devíamos dar á nova colectividade e foi então que eu disse para estabelecermos em Viseu uma filial do Benfica, pois assim tínhamos equipamento novos dados pela Sede, e além disso tínhamos um auxílio sempre que tivéssemos dificuldades. Estávamos todos de acordo, resolveu-se, em face da minha proposta, fundar-se nesta cidade mais uma filial do Benfica.
Tenho que aqui dizer, por ser verdade, que esse anseio nunca nos faltou, quando as dificuldades surgiram, e não merece a pena estar agora a relembrar, qual os anseios que temos recebido na sede, porque foram já tantos, que perderia muito tempo a estar a enumerá-los.
Quero, no entanto frisar aqui, que o primeiro Clube de Viseu que ingressou na segunda Divisão Nacional foi o Viseu e Benfica e que a Associação de Futebol de Viseu foi fundada por iniciativa do nosso Clube, e tanto assim que dos seus fundadores, 4 eram atletas do Viseu e Benfica, e a cidade de Viseu deve ao nosso Clube, tudo quanto em futebol se tem feito, para não falar no atletismo, patinagem, Ping-Pong, ciclismo, andebol, voleibol, etc.
Foi assim que nasceu o Sport Viseu e Benfica, primitivamente denominado Sport Lisboa e Viseu.



In Livro: Viseu Futebol: para que não se perca no tempo... a história do futebol viseense (2004)de Carlos Costa
* este artigo foi escrito em 1971, pelo que os 85 anos é à data actual (2009).

Comentários

Anônimo disse…
Afinal não são bombeiros??!!! diziam que nasceram dos bombeiros...
Anônimo disse…
afinal nao se podem queixar do Grande FARMINHÃO, porque tambem mudaram de nome, por isso estejam caladinhos e lavem a boca quando falarem do ACADÈMICO, porque garantidamente tambem naõ têem nada a ver com o sport lisboa e viseu
Anônimo disse…
ó sr. anônimo, deve ser muito novo, além disse ninguem fala, do vosso clube, e o SPORT VISEU E BENFICA, "NUNCA" FALIU!!!
E NUNCA FOI PRECISO IR PEDIR EMPRESTADO O EMBLEMA DOS OUTROS...